Portal do Governo Brasileiro
Publicado em Quarta, 19 Dezembro 2012 11:53

Canal da Cidadania vai dar espaço para associações comunitárias na TV aberta

Submit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Ministério das Comunicações publica portaria com norma que regulamenta o canal

Ouvir: 

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Baixar

Repórter: A sociedade vai ganhar um novo espaço na TV aberta e digital. É o Canal da Cidadania, que será usado para divulgar a programação de municípios, estados e associações comunitárias de todo o Brasil. A norma que regulamenta o funcionamento do canal foi publicada nesta semana pelo Ministério das Comunicações. O Canal da Cidadania vai ter quatro faixas de programação: uma será usada pelo município, outra pelo estado e mais duas faixas pelas associações comunitárias. O poder público vai utilizar o canal para divulgar suas ações, atos e eventos. Já as associações vão veicular programas com assuntos de interesse da comunidade. O diretor de Avaliação e Acompanhamento de Outorgas do MiniCom, Octavio Pieranti, ressalta a importância do Canal da Cidadania.

Octavio Pieranti, diretor de Avaliação e Acompanhamento de Outorgas do MiniCom: “Essa é a primeira vez em que associações comunitárias têm oportunidade de veicular a programação da comunidade por televisão aberta. Isso já existia na TV por assinatura - hoje existem mais ou menos uns 70 canais comunitários funcionando na TV por assinatura, de acordo com levantamentos informais do próprio setor. O que a gente espera é que a programação comunitária possa chegar a todos os lares de todos os brasileiros que tenham televisão digital.”

Repórter: Os municípios interessados em explorar o Canal da Cidadania vão ter dezoito meses para pedir a autorização ao Ministério das Comunicações. Só depois de terminado o processo de outorga do canal é que o MiniCom vai abrir avisos de habilitação para selecionar as associações comunitárias em cada município. Mais informações sobre a norma que regulamenta o Canal da Cidadania podem ser obtidas no site do ministério. O endereço é www.mc.gov.br

De Brasília, Adriano Godoi

Licença de uso

Licença Creative CommonsTodo o conteúdo desta página é licenciado sob a CC-by-sa-2.5, exceto nos conteúdos replicados de outras fontes.